quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CULTIVANDO TOMATES



Vegetal versátil, o tomate é um alimento rico e saboroso que tanto pode ser consumido cru, em saladas ou acompanhado de queijos, como servir de ingrediente para confeccionar os mais variados pratos quentes {Hummm…}. Já ficou com água na boca?{imaginando, como eu, milhares de massas deliciosas}? Então, que tal cultivar seus próprios tomates ao invés de ter que ir à feira sempre que precisar deles?


Gostou da idéia? Então, antes de qualquer coisa, saiba que existem quatro espécies de tomates. Escolha a de sua preferência:
tomate coração de boi é o mais comum. Grande e liso, é o melhor para receitas cruas, pois é muito carnudo e tem poucas sementes. Demora entre 60 e 90 dias para dar frutos.
tomate redondo, embora um pouco menor que o comum, é muito apreciado e igualmente suculento. Demora entre 70 e 80 dias para dar frutos.
tomate chucha é aquele que tem um formato mais comprido e oblongo. Tem um sabor menos ácido que a maioria dos tomates redondos e possui menos água e menos sementes, sendo ideal para molhos. Demora cerca de 75 dias para dar frutos.
tomate cereja é aquele pequenino. Ele tem um sabor mais doce que os outros e é perfeito para aperitivos e saladas, podendo ser consumido inteiro. Demora entre 65 e 70 dias para dar frutos.
Pronto, agora que já escolheu, pode começar a cultivar.
Como semear?
Esses vegetais podem ser adquiridos em forma de sementes ou mudas.
Se optar por mudas, certifique-se de que as raízes sejam brancas, que a planta não tenha flor e nem mais de 10 cm de altura. É bom também que possua folhas bem verdes (nunca amareladas!), de aspeto jovem e saudável. Os tomateiros podem ser plantados no jardim ou horta, numa cova funda, ou mesmo em vasos {para quem tem pouco espaço}. Mas o vaso precisa ser suficientemente largo para acomodar, de maneira espaçosa, suas raízes, ok?!
Se optar por sementes, é recomendável que sejam semeadas no início da primavera e, de preferência, em local coberto. Quando os tomateiros atingirem uma altura de cerca de 10 cm, devem ser colocados em vasos ou covas individuais e devem também ser podados, para fortificar a planta e promover o seu crescimento.
Na horta, os tomates podem ser cultivados junto a alho, alface, rabanete, couve, aipo, espinafre e todos os tipos de ervas aromáticas. Mas evite plantá-los junto a batatas.
Dicas para um bom cultivo
Para um cultivo de tomates bem-sucedido, o solo deve ser solto e fértil, preparado com adubo ou estrume antes da plantação. Recomenda-se ainda a aplicação frequente de fertilizantes durante o período de crescimento dos tomateiros, que necessitam de um espaço com muito sol, mas não calor excessivo, e precisam ser protegidos da força do vento.
Quando a planta já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos frutos. Além disso, deve-se eliminar também todos os pequenos gomos que se formam entre as folhas quando esses apresentarem um comprimento de 2 cm. À medida que o tomateiro vai crescendo e dando frutos, é importante atá-lo a uma estaca apropriada à sua altura, para que ele não vergue com o peso dos tomates.Em termos de rega, precisam de água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre úmida.
Hora de colher..Os frutos nascem entre o início do verão e o final do outono e podem ser colhidos sempre que se apresentarem vermelhos e amadurecidos. Para tirar os tomates sem danificar os caules do tomateiro, segure-os com a mão e apenas gire-os até que se soltem dos seus ramos.Em tempos mais frios, recomenda-se a retirada de todos os tomates, que podem ser colocados dentro de casa, no peitoril da janela, por exemplo, onde acabarão de amadurecer.
Principais problemas e como evitá-losComo qualquer espécie cultivada no jardim, os tomates também podem ser alvos de algumas doenças ou outros problemas. Veja abaixo os mais corriqueiros e saiba como evitá-los (ou resolvê-los):
•    Podridão: quando os tomates apresentam extremidades castanhas e rijas, podem estar sentindo falta de água e/ou cálcio.
•    Buracos: se o problema é este, é possível que estejam com lagartas-do-tomate, que devem ser imediatamente eliminadas.
•    Míldio: é uma doença muito comum que confere um aspeto castanho às folhas e também escurece os caules. Nesse caso, é importante remover todas as áreas afetadas da planta. Se pretende plantar mais tomateiros, recomenda-se que faça isso em outro local para que não sejam afetados.
•    Pele rasgada ou deformações: são sintomas bem habituais que, embora afetem o aspecto dos tomates, não influenciam no sabor.  A pele rasgada é apenas uma conseqüência da falta de água, e as deformações estão relacionadas às alterações bruscas de temperaturas. Lembre-se: os tomateiros precisam ser regados regularmente e necessitam de proteção contra temperaturas demasiadas (alta ou baixa) e ventos muitos fortes!







Dicas para conservar sua mini horta.



-Regar pela manhã ou no fim da tarde quando os sol está mais brando.



-Tenha um vaso de arruda próximo do canteiro de alface; o cheiro forte da arruda é bom para espantar as pragas.



-Faça um chá forte de cravo e molhe a terra quando o chá estiver frio, isso ajuda a acabar com as formigas. 

Elas precisam estar plenamente adaptados ao clima e ao espaço da horta.
  Os vasinhos com as plantas precisam
estar em uma janela que receba sol, pelo menos quatro horas por dia.O local deve ser de fácil acesso e longe de crianças e animais.


A quantidade de água varia conforme o clima, a planta deve esta sempre úmida.
Os vasos utilizados no plantio devem ter aberturas
suficientes para que a água escoe e a  planta continue saudável.
Lembrando que devemos colocar pratinhos com areia embaixo desses vasos para evitar o mosquito da dengue.

Receitas de inseticidas naturais para sua horta caseira

26 de Março de 2012 às 9:19
Receita de inseticida natural caseiro 

Ingredientes:
40 gramas de fumo de corda ou de rolo. Encontra em agro pecuárias.
100 gramas de sabão de coco ou de sabão neutro
2 litros de água
Como preparar: Corte o fumo em pedacinhos, o sabão em quadradinhos,misture tudo com a água e deixe descansar por no mínimo 24 horas.
Passe o líquido em um coador para retirar os restos do fumo e impurezas. Usem o líquido para pulverizar as plantas.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

DICAS PARA MONTAR UMA BOA MINI-HORTA


Local Espaços arejados e bem iluminados são fundamentais para conservar os temperos saudáveis. Por isso, escolha um local que receba sol ao menos de três a quatro horas por dia. Hortas adoram sol.
Vaso : Para a escolha dos vasos não há regras, apenas algumas orientações básicas: Os vasos devem possuir furos em baixo para drenar o excesso de água. Vasos de 20 cm de altura costumam ser suficientes para um bom desenvolvimento das raízes. Vasos rasos demais secam muito rapidamente.Para deixar sua horta mais bonita, você pode colocar os vasinhos dentro de cachepôs. Na Jardinaria você encontra cachepôs que são específicos para esse fim, e  são ótimos para quem ainda confunde o que é o que, porque possuem a identificação das plantas neles próprios.
Espécies : Para uma horta em vasos, as melhores opções normalmente estão entre as pequenas hortaliças aromáticas e as ervas medicinais, que produzem constantemente. Você pode encontrar essas plantas em forma de sementes ou mudas já prontas, em supermercados ou lojas especializadas. As mudas já formadas facilitam o plantio e aceleram o processo. Na Jardinaria há uma diversidade delas para você escolher.
Terra : O vaso deve ser cheio com terra vegetal, que possui todos os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, além de farinha de osso, entre outros). Para quem não encontrar terra adubada, pode prepará-la sozinho: coloque uma parte de terra comum, uma parte de esterco (bem seco) ou húmus e uma parte de areia. Misture bem e pronto! Você acabou de criar a sua terra artesanal. Adicione sempre um pouco de húmus, mas sem exageros, pois seu excesso pode levar as plantas à morte. E nunca use adubo químico!
Plantio : Para evitar que o vaso encharque, basta cobrir o fundo com uma camada fina de pedras britadas, cacos de telha ou porcelana, ou mesmo outro material que tenha disponível. Se utilizar sementes, semeie na profundidade recomendada na embalagem, mas se já possuir mudas, o que torna o plantio ainda mais simples, espalhe a terra vegetal até a metade do vaso e assente a planta no centro do composto, completando com mais terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolsões de ar, regue até que a terra fique bastante úmida, devagar, sem inundar, e evite sol direto por dois dias.
Rega : Essa é a tarefa mais importante. E, depois de ter seguido todo o passo a passo, será praticamente o único trabalho que você terá com sua mini-horta.
Procure manter a terra sempre úmida, sem nunca encharcar. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente. Mas como a quantidade de água necessária varia de planta para planta, o ideal é que você sempre toque a terra para verificar sua umidade, pois tanto o excesso quanto a falta de água podem matar sua plantinha.
Colheita : Entre 20 e 30 dias será possível colher as hortaliças saudáveis e fresquinhas. Mas colha só o que for usar e quando for usar, lembrando que a planta terá esforço para se recuperar de cada retirada. Portanto, é importante que as colheitas sejam cuidadosas, utilizando-se tesouras bem afiadas e nunca cortando os brotos.




Já pensou que delícia ter uma horta em casa, ou até mesmo no apartamento, com todos os temperos fresquinhos para cozinhar? Mesmo que você tenha pouco espaço sobrando, saiba que é possível. A empresa Recanto Verde oferece mini hortas que podem ser abrigadas em qualquer cantinho. A proposta é que o cliente escolha seus temperos preferidos, além do tamanho da horta e as bandejas, e receba sua pequena plantação pronta.

    BENEFÍCIOS DE TER UMA MINI-HORTA EM CASA


Tendo uma mini horta em casa teremos muito benefícios como ter sempre em mãos produtos muitos saudáveis , e assim se consegue poupar dinheiro comprando algum produto que já tenha em sua mini horta, e terá a certeza que sua família esta consumindo produtos de qualidade para seu bem estar e sua saúde. 

Manter uma mini horta em casa terá um beneficio bem maior para quem gosta disso, como muda a rotina do dia-a-dia, e saber um pouco mas da natureza. No fundo, ter uma horta em casa é um pouco como regressar também às origens, ou seja, mexer na terra e contemplar as diferentes etapas da vida.

Também para se manter uma horta, não precisa ser necessariamente só uma pessoa, e sim também todos da família assim ajudarem como um grupo, isso ajudara muito em juntar vários elementos da família.

Mais Opções de Mini Hortas 



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Recanto Verde


  • O que somos? 
Somos uma empresa que trás um conceito revolucionário e pratico para pessoas que vivem em condomínios  ou apartamentos, que são chamadas: Hortas suspensas. 


  • O que fazemos?
O conceito do negocio é fazer hortas suspensas ou de solo, que podem conter os temperos mais usados na cozinha, bem como flores e plantas de paisagismo em geral.        


  • Como realizamos o trabalho ?
A implantação das hortas é feita  mediante visita na casa, estudo da estrutura e acompanhamento de um  de designer de interiores, para deixar a casa não só florida e verde, como também  bonita e agradável. 

  • Benefícios do nosso trabalho ...
Iremos tornar a casa mais verde e bonita, as plantas contribuem para um ar sempre fresco e, claro, reduzem o gasto com vegetais pequenos.


  • Cuidados importantes com a satisfação do nosso trabalho ...
É considerado o equilíbrio na hora de colocar as plantas, e as futuras sementes e mudas estão sempre a disposição na empresa com serviço de plantio e treinamentos do dono da casa quanto aos cuidados com as plantas.